Fecha

Nutrição e Fisiologia Vegetal: o que você precisa saber para alcançar novos patamares produtivos

Imagen
696_foto_capa

Para alcançar novos patamares de produtividade na agricultura é fundamental compreender a relação entre nutrição e fisiologia vegetal. A nutrição vegetal envolve o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento das plantas, enquanto a fisiologia vegetal estuda como melhorar o metabolismo e os processos fisiológicos naturais que ocorrem nas plantas, como fotossíntese, respiração, transpiração, entre outros.

Conheça as necessidades nutricionais das plantas

Cada espécie vegetal tem suas próprias necessidades nutricionais específicas, por isso é importante conhecer as exigências de nutrientes de cada cultura que pode afetar diretamente no crescimento, desenvolvimento e produtividade da lavoura.

A compreensão das necessidades nutricionais das plantas também é fundamental para o manejo adequado do solo, a escolha dos fertilizantes, escolher a dosagem correta, prevenção de deficiências nutricionais reduzindo o desperdício de recursos.

A agricultura moderna demanda cada vez mais uma produção sustentável e o uso diversos insumos agrícolas para garantir altas produtividades.

 

Macro e Micronutrientes

Os elementos essenciais para as plantas podem ser classificados entre macronutrientes ou micronutrientes.

Os macronutrientes são aqueles que a planta necessita em maior quantidade para se desenvolver. Dentre eles, podemos destacar: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. 

Já os micronutrientes são utilizados pelas plantas em menor quantidade. São eles: boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.

Atenção! Apesar da divisão entre macro e micronutrientes, isso não significa que os micronutrientes são menos importantes, somente que suas necessidades em relação a quantidade são diferentes.

 

Forneça nutrientes na dose correta

A utilização da dosagem de nutrientes correta na agricultura garante um desenvolvimento saudável e produtivo das plantas, além de evitar problemas ambientais e econômicos.  

O desbalanceamento em excesso de nutrientes pode levar a danos nas plantas e até à morte delas, além de causar a contaminação do solo e da água. A falta deles, também ocasiona problemas no crescimento e desenvolvimento, que vão acarretar na perda do potencial produtivo da cultura.

É importante ressaltar o fator econômico para o produtor, pois a dosagem correta de nutrientes ajuda a evitar gastos desnecessários com fertilizantes e outros insumos, bem como a maximizar os lucros através do aumento da produtividade.

Por fim, a utilização da dosagem correta de nutrientes na agricultura também é importante do ponto de vista ambiental, reduzindo o impacto negativo da atividade agrícola sobre o meio ambiente, a poluição do solo e da água, a erosão e a perda de biodiversidade.

 

Monitore o pH do solo

O pH do solo afeta diretamente a nutrição e a disponibilidade de nutrientes para as plantas de diversas maneiras. Em solos muito ácidos, os nutrientes como cálcio, magnésio e fósforo podem se tornar menos disponíveis para as plantas, enquanto em solos muito alcalinos, nutrientes como ferro e manganês podem se tornar menos disponíveis.

Além disso, o pH do solo também pode afetar a atividade microbiana no solo, que é responsável por decompor a matéria orgânica e liberar nutrientes para as plantas. Em solos com pH desajustado (muito ácidos ou alcalinos), a atividade microbiana pode ser inibida, o que pode afetar negativamente a saúde das plantas.

Portanto, realizar análises de solo e o monitoramento regular do pH é importante para determinar se as plantas estão recebendo os nutrientes de que precisam e se será necessário a realização de correções nutricionais com aportes de nutrientes em deficiência.

Portanto, monitorar o pH do solo regularmente é importante para entender se as plantas estejam recebendo os nutrientes de que precisam para crescer e se desenvolver, para uma possível complementação foliar, bem como para manter a atividade microbiana saudável no solo. Isso pode ser feito através de testes simples de pH do solo.

 

Entenda e otimize os processos fisiológicos

É fundamental entender os processos fisiológicos das plantas, como a fotossíntese, respiração, transpiração, entre outros, para identificar possíveis limitações e adotar a estratégia nutricional e fisiológica adequada.

A fisiologia vegetal trabalha em conjunto com a pesquisa agrícola para aprimorar o manejo das plantas. Há uma variedade de produtos disponíveis no mercado que agem em mecanismos específicos das plantas para melhorar o manejo no campo.

Um exemplo são os produtos bioativadores e bioestimulantes que atuam nos hormônios vegetais e desempenham um papel importante no metabolismo das plantas durante as diferentes fases de desenvolvimento. Ao aplicar esses hormônios nos momentos apropriados, é possível estimular a germinação, coordenar mecanismos de resistência, florescimento e desenvolvimento de frutos.

Esses produtos, conhecidos como estimulantes vegetais, são úteis, mas é fundamental entender como eles interagem com a planta para utilizá-los corretamente. É importante saber quando e como "se comunicar" com a planta para interferir de forma positiva no seu crescimento e desenvolvimento.

 

Identifique deficiências nutricionais

A identificação de deficiências nutricionais nos cultivos pode ser feita por meio da análise visual das plantas, bem como da análise dos seus tecidos. Confira algumas dicas para identificar deficiências nutricionais nos cultivos:

Examine as folhas das plantas: deficiências nutricionais geralmente causam sintomas visíveis nas plantas como manchas, amarelamento, descoloração, queima, murchamento ou deformação das folhas.

Verifique o nível nutricional: faça análise foliar para medir os níveis de nutrientes nas folhas das plantas. Isso pode auxiliar na determinação de uma deficiência nutricional específica.

Lembre-se de que muitos sintomas podem ser causados ??por vários fatores, e a identificação precisa da deficiência nutricional pode exigir uma análise mais aprofundada. Em caso de dúvidas sobre estratégias de manejo nutricional e fisiológico, entre em contato com um especialista da Rizobacter.

 

Invista em tecnologias e práticas inovadoras

O uso de tecnologias e práticas inovadoras, como a agricultura de precisão e a utilização de fertilizantes microgranulados, bioativadores e bioestimulantes pode contribuir para um aumento na produtividade e na eficiência do uso de nutrientes em cada fase do cultivo, adotando-se a estratégia adequada de manejo para que as plantas recebam os nutrientes necessários uniformemente ao longo do ciclo.

A Rizobacter possui uma linha completa para o manejo nutricional e fisiológico de alta eficiência para diversos cultivos. Entre em contato conosco e receba uma assessoria personalizada para alcançar novos patamares produtivos.